Dir en Grey

Biografia






Em 15 de janeiro de 1997 a banda La: Sadies anunciava seu fim. Com a saída do baixista e ex-líder KISAKI, os outros quatro membros da banda - Kaoru, Kyo, Die e Shinya - decidiram continuar no ramo da música juntos. Para completarem o time, eles chamaram (ou "raptaram", como eles próprios disseram) um baixista que eles já haviam encontrado algumas vezes - Toshiya. Antes da formação oficial do Dir en grey, Kaoru, Kyo, Shinya, Die e Toshiya realizaram um show sob outro nome, ainda que com a mesma formação da futura banda, em janeiro de 1997, em Nagano. Os cinco estavam em sintonia e, enfim, com as palavras de Kaoru "Nós vamos ser famosos" o Dir en grey foi formado.


Foi no início de fevereiro de 1997 que um novo começo se iniciou. Carregando as experiências de bandas anteriores, eles logo atingiriam o sucesso, tão esperado por eles e, mais do que a cena "major", estes cinco jovens viriam a conquistar o posto de uma das bandas de rock japonesas mais famosas no mundo.







"Debutaram", então, com a demo-tape de Karma, uma música marcante, logo conquistando seu espaço na cena "indie" (bandas independentes) e lançaram seu primeiro mini álbum MISSA em 25 de julho do mesmo ano, 1997. Um álbum que vai do calmo ao pesado em apenas seis músicas, demonstrando desde cedo a criatividade da banda. A "carga visual" da banda era muito marcante, como é costume das bandas do estilo "Visual Kei" até hoje, mas essa característica viria a perder força com o passar dos anos.





Foi com o próprio Dir en grey revelando seus objetivos no CRYSTAL VIDEO BOX, o vídeo KAEDE ~if trans...~, de 1997 para 1998, que o maxi-single JEALOUS relevou-os aos olhos dos produtores indies da época. Com a ajuda da sun-krad (www.sun-krad.com) e de sua gravadora, a Free-Will, eles lançaram o videoclipe de -I'll-, atingindo o 7o. lugar no top da Oricon (www.oricon.co.jp - ranking de música japonês). Naquele mesmo ano, o Dir en grey ainda lançaria dois vídeos, o Mousoutoukakugeki (com videoclipes) e o Mousoukakugaigeki (vídeo-documentário sobre a história da banda até então). O sucesso crescente e rápido da banda atraía a atenção de produtores e da mídia.




Yoshiki, ex-baterista e líder de uma das bandas mais famosas no Japão, o extinto (e histórico) X JAPAN, possuía uma produtora própria, a Extasy Records (www.extasyrecords.co.jp) e percebendo o talento e o potencial do Dir en grey, aceitou produzi-los. Com este significativo apoio, em 1999 a banda elevou o nível de suas performances e vídeos, lançando vários singles de alta qualidade e, logo após, seu primeiro "full" álbum, o GAUZE (que ganhou videoclipes para todas as suas músicas), entrando direta e definitivamente no ranking dos "majors". O lançamento obteve uma tremenda repercussão; foi seguido de uma turnê promovendo o CD e, conseqüentemente, o primeiro grande show filmado e lançado, no Osaka-jo Hall.






Em 2000 eles iniciam o ano com o lançamento do single Myaku (16 de fevereiro) e o vídeo do show no Osaka-jo Hall (pertencente a uma série de dois eventos intitulada "The EVE Event"). Logo após, o Dir en grey voltou a por o pé na estrada, iniciando a turnê mais esperada do ano, a TOUR 2000 The type of Deity. Outros singles foram lançados durante o resto do ano e uma nova turnê teve início: a TOUR 00>>01 MACABRE brain gain(er) brain drain(er). No entanto, a seqüência de shows foi interrompida por causa da súbita perda de audição de Kyo e 25 shows tiveram de ser remarcados. Os fãs ficaram preocupados, assim como a banda, temendo que o sonho acabasse antes mesmo de ter começado. Felizmente, esta primeira dificuldade foi superada e o Dir en grey voltou com todas as forças, lançando o álbum MACABRE em setembro de 2000, que, contendo treze faixas, é considerado um dos melhores e mais diversificados álbuns do Dir en grey até hoje. O MACABRE conquistou multidões com a fúria de sentimentos das letras de Kyo e o instrumental harmonioso e experimental de Die, Kaoru, Toshiya e Shinya.





Então, mais uma vez, eles se puseram à prova, iniciando a TOUR 00>>01 MACABRE Deep [-], Deep [-], Deep [-], Deep [er]. Logo no inicio da turnê a banda levou outro susto: por causa do trauma da perda de audição e do esgotamento físico, Kyo desmaiou em pleno palco no meio de um show. Duas apresentações foram remarcadas, mas eles não desistiram e a turnê continuou. Kyo queria a todo custo terminar aquela turnê - tanto ele quanto seus colegas de banda estavam alcançando seus objetivos, eles não iriam parar.




Substituindo shows cancelados, o Dir en grey começou 2001 e lançou em abril o single ain't afraid to die, cuja belíssima faixa-título nunca foi incluída em nenhum álbum. O documentário TOUR 00>>01 MACABRE foi lançado, assim como o álbum de remixes KAI. Precedendo o lançamento de seu próximo álbum, eles começaram a lançar os singles de Filth, Jessica e embryo. Três singles diferentes em ritmo, letra e sentimentos, mas não obstante: todos excelentes.







No dia 30 de janeiro de 2002 o terceiro álbum intitulado KISOU foi lançado e, novamente, provou que Dir en grey estava em sua linha certa de tempo e espaço e não temia expressar o que quisesse como quisesse. O vídeo KIMON inovou mostrando, além de clipes, os making-of dos mesmos. A banda conquistou ainda mais fãs ao redor do mundo e foi com a turnê do álbum KISOU, a RETTOU GEKISHIN ANGYA 2002 -ASIA- The Japanese Fucker Family, que eles levaram os sentimentos de suas musicas à Ásia, passando por Hong Kong, Taiwan e Shanghai, onde a repercussão da banda foi tamanha que as autoridades locais (depois de tentarem impedir a realização do segundo show - inutilmente, graças à decisão firme de Kaoru) foram chamadas para controlar o público. Mas, mais uma vez, o destino lhes pregou uma peça: o vocalista Kyo, desfaleceu enfermo por amidalite aguda. Mais três shows foram remarcados.






Provando sua perseverança e força, eles estavam longe de desistir: lançaram o mini-álbum six Ugly em 31 de julho, junto com o single Child prey - uma das músicas mais "queridas" da banda. Letras caóticas com frases desconexas (e muito uso do inglês) unidas a um som mais pesado, se fundiram perfeitamente com o que Dir en grey era até então. Para finalizar a turnê da Ásia, a banda viajou até a Coréia, para depois seguir com as turnês no Japão. Eles conseguiram transformar seus desejos, sonhos e pesadelos em músicas, com uma mistura perfeita de harmonia que combinava os cinco membros. Seus gostos e aparências vinham continuamente mudando, da mesma forma que os estilos de suas músicas. Era um presságio de uma revolução no som (e na imagem) do Dir en grey.




Foi em 2003 que a brusca mudança aconteceu. Depois dos singles de DRAIN AWAY e KASUMI, do vídeo RETTOU GEKISHIN ANGYA FINAL 2003 5 Ugly KINGDOM e da realização da maratona de shows BLITZ5DAYS, no dia 10 de setembro, o álbum VULGAR foi lançado. Toda a ira, raiva e ódio foram expostos em letras mais explícitas e em alguns casos, até políticas, carregadas de um sarcasmo e uma ironia amargos (mas absolutamente viciantes). No entanto, apesar do impacto violento da maioria das faixas, ainda havia sensibilidade. Em todo o álbum era possível perceber a influência de vários estilos musicais em combinações novas e aperfeiçoadas - predominantemente o estilo ocidental de rock mais agressivo. Mesmo com alguns traços agora totalmente diferentes, eles continuavam a ser o Dir en grey: o poder sonoro e as emoções continuavam com a mesma força, senão maior. Eles estavam rompendo as últimas amarras para tornarem-se o que eles quisessem ser e nada poderia mudar isso.

O Dir en grey era, àquela altura, uma das bandas de rock mais conhecidas em toda a Ásia, mas eles queriam mais. Não somente eles, mas o número de fãs no ocidente não parava de crescer havia anos - e agora com cada vez mais rapidez - e eles começaram a se fazer ouvir.





O ano seguinte, 2004, foi um ano chave para o seguinte, com a base de fãs estrangeiros crescendo de maneira impressionante e, mais do que isso, demandando atenção. Em março, o single The Final arrebatou mais simpatizantes, enquanto a banda seguia para a turnê TOUR04 THE CODE OF VULGAR[ism]. O chocante e controverso single seguinte, -saku-, precedeu a turnê TOUR04 KEEN UNDER THE SUN no meio do ano, e o lançamento do DVD TOUR04 THE CODE OF VULGAR[ism]. A banda não parou e logo se pôs na próxima turnê, chamada THE MANIPULATED LIFE (que teve alguns shows curiosos, reservados somente a mulheres, a homens e a casais).

Então, em 2005, os desejos de grande parte dos fãs fora do Japão foram atendidos. Depois dos dois singles do ano anterior, que provaram mais uma vez a constante inovação musical do Dir en grey, foi a vez do álbum Withering to death. (março de 2005) ser lançado. Apresentando músicas mais carregadas de sentimentos do que nunca, com letras menos caóticas e mais dolorosas, o álbum possuía um som mais maduro. Era, finalmente, hora de expor ao mundo suas melodias penetrantes.




Após algumas apresentações da turnê TOUR05 It withers and withers no Japão, Dir en grey atendeu aos pedidos de milhares de fãs (e às suas próprias aspirações) e foi à Europa, onde realizou dois shows ainda dentro desta mesma turnê oficial, na Alemanha (Berlim, no Collumbiahalle) e na França (Paris, no OLYMPIA). Além destes shows, a banda participou de diversos festivais de rock europeus; tais como o Rock am Ring (http://www.rock-am-ring.com), no qual dividiu o palco com grandes bandas já consagradas no ocidente. Durante a passagem da banda pela Alemanha, França e Bélgica, houve o lançamento de dois DVDs de videoclipes (AVERAGE FURY e AVERAGE PSYCHO, o último contendo cenas inéditas) e foi anunciada a 'standing tour' para 2005 no Japão, a continuação da TOUR05 It withers and withers, com início em setembro.
E eles não param. O mais recente lançamento do Dir en grey marcou o nascimento deste website; o single intitulado CLEVER SLEAZOID veio com a promessa de um novo álbum já em 2006. CLEVER SLEAZOID, além da faixa-título, inclui três versões ao vivo de músicas do último álbum da banda.






By: Dih-Sama

Nenhum comentário: